O que é o CIEE?

A falta de experiência é um dos principais motivos  para os jovens terem dificuldade de  entrar no mercado de trabalho.

Pensando em facilitar esse processo de entrada dos jovens no mercado de trabalho,  surgiu o  CIEE, Centro de Integração Empresa-Escola, uma instituição sem fins lucrativos que atua como ponte entre jovens e empresas a fim de integrar estes jovens ao mercado de trabalho por meio de programas de estágio e aprendizagem.

O CIEE, no entanto, não tem qualquer vínculo com o governo, sendo apenas uma entidade de assistência social, de caráter filantrópico, mantida através de  contribuições de empresas e órgãos públicos parceiros. A instituição não cobra nenhuma taxa para que os estudantes interessados participem de seus programas.

Atualmente, são mais de 35 mil empresas conveniadas com mais de 15 mil instituições de ensino parceiras.

Quem pode estagiar ou ser aprendiz pelo CIEE?

Os programas de estágio ofertados no CIEE tem como  objetivo complementar a formação dos jovens, dando a eles a oportunidade de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e  mostrar-lhes um pouco do dia a dia no mercado de trabalho .

Podem participar dos programas do CIEE jovens entre 14 a 24 anos incompletos, que estejam cursando o Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Há também programas voltados para a educação de Ensino Superior.

No caso dos programas de  estágio,  são aceitos os  estudantes a partir dos 16 anos. No entanto, são necessários cumprir alguns requisitos. São eles:

  • Possuir CPF
  • Possuir RG
  • Atestado de frequência escolar emitido pela Instituição de Ensino.
  • Estar matriculado e frequentando regularmente em algum destes cursos: Ensino Médio, Educação Profissional, Educação Superior ou Educação Especial e nos anos finais do Ensino Fundamental.

Vale ressaltar, que caso o aluno possua alguma deficiência  o pré requisito de idade máxima não se aplica

Qual a duração dos estágios no CIEE?

A duração dos estágios nos programas do CIEE, não podem ultrapassar de dois anos dentro de uma mesma empresa parceira, com exceção dos estagiários com deficiência.

Já no  programa Aprendiz Legal, o contrato do estagiário pode durar de 11 a 23 meses, dependendo do curso escolhido  e da carga horária solicitada pela empresa, que varia de 4 ou 6 horas por dia.

Como se cadastrar para uma vaga de estágio e aprendiz no CIEE?

Imagem referente a página de acesso e cadastro do CIEE

O processo de inscrição é online, e pode ser feito pelo site do CIEE. O primeiro passo, é identificar-se como estudante e seguir preenchendo todos os dados solicitados com dados pessoais e de escolaridade.

Além disso, é importante lembrar que após finalizar o seu  cadastro, você deve ficar de olho no portal para não perder nenhuma oportunidade, e verificar quais as vagas de estágio que melhor se enquadram no seu perfil. Assim você já está em contato com empresas e pode começar a sua carreira profissional.