FIES

FIES: posso usar em faculdade particular?

Dentre as várias perguntas que as pessoas fazem sobre o assunto, a dúvida mais persistente é: FIES: posso usar em faculdade particular.

Trata-se de uma questão interessante e de muita valia, pois, o financiamento estudantil é buscado por muita gente. Assim, por se tratar de um facilitador para os estudantes, é comum que haja divergências.

Então, aqui você vai entender como funciona o programa e onde ele pode ser utilizado. Por isso, a dica é continuar lendo para não perder nenhuma informação e entender tudo direitinho.

FIES: posso usar em faculdade particular?

A primordial função do FIES é ser utilizado, essencialmente, em parceria com faculdades particulares. Então pode-se dizer que o FIES não só pode como deve ser utilizado nesse tipo de instituição.

Assim, quem está matriculado em uma faculdade particular pode buscar o financiamento. É preciso, no entanto, ficar atento aos prazos de inscrição, que costumam ocorrer em janeiro e junho.

FIES

FIES: posso usar em faculdade pública?

Se a resposta foi positiva para as faculdades particulares, no caso das faculdades públicas a resposta é não. E isso é muito simples, uma vez que o FIES existe para auxiliar no pagamento das mensalidades.

As faculdades públicas têm como um de seus grandes atrativos o fato de serem completamente gratuitas. Sem mensalidades a serem pagas, não haveria o que financiar.

Como funciona o FIES

Agora que sei mais sobre o FIES: posso usar em faculdade particular e que essa é sua função, é preciso entender como funciona. O financiamento é como se fosse um empréstimo governamental.

Durante o curso, o governo paga uma parte ou a totalidade da mensalidade do seu curso. Após a conclusão e com o diploma nas mãos, você precisa começar a pagar o financiamento em parcelas.

No passado havia uma carência de 18 meses para que você pudesse encontrar um emprego e começasse a pagar. Hoje, essa carência não existe, então o pagamento precisa ser já no mês seguinte.

Mas fique tranquilo, pois os valores dos juros são bastante baixos. Mais que isso, você ainda tem 14 anos para realizar o pagamento total de toda a dívida construída ao longo de seu curso.

Conclusão

Como você pôde ver, o FIES é um financiamento que pode ter muita utilidade para os estudantes. Mais que isso, pode ser essencial para aqueles que não tem condições de realizar pagamentos.

Agora que você já sabe como é o FIES: posso usar em faculdade particular e como ele pode ser útil, é hora de se inscrever. Isso pode fazer a diferença para toda a sua vida.